O CONSTRUTIVISMO
O Construtivismo é um movimento de arte
abstracta que se manifesta pouco antes da Revolução Russa de
1917 e veio a subsistir até 1922.
Os Construtivistas
pretendiam fazer da arte, uma investigação autónoma e cientifica, indagando das
propriedades abstractas da superfície pictórica, da construção, da linha e da
cor.
Pretendiam aplicar
esta arte ás necessidades industriais e sociais do tempo, integrando-a com o
Urbanismo, a Arquitectura e os objectos de uso comum.
Tiveram
inicialmente influencias dos Futuristas e do Suprematismo, e fora da Rússia,
exerceram enorme influencia na Bauhaus através de Moholy-Nagi e El Lissitzky;
no De Stijl através de El Lissitzky e genericamente no Movimento Moderno da Arquitectura.
O Construtivismo é lançado em Moscovo após a
Revolução, por Vladimir Tatlin (o inicio das suas pinturas em relevo é de 1914) e Alexander
Rodchenco, e ainda El Lissitzky e Naum Gabo; as suas ideias vêm para o ocidente
no inicio dos anos vinte influenciando o Urbanismo, a Arquitectura, o Design e
as Artes visuais.
Era de inicio uma
tendência escultórica derivada da colagem, evoluindo para a execução de
objectos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, o vidro, arame de aço,
etc.
Estes objectos
acentuam a noção de estrutura e movimento no espaço, por meio de tensões e
equilíbrios em detrimento de massas sólidas e estáticas.
O termo
Construtivismo surge pela primeira vez em Janeiro de 1922, num catálogo para
uma exposição no Café dos Poetas em Moscovo, onde se afirmava
que “todos os artistas devem ser operários, a fábrica é o local onde se cria e
constrói a verdadeira vida”. O conceito tradicional de uma arte exaltante
deveria ser abandonado, e em vez disso, a arte deveria estar ligada á produção
fabril, á industria e á nova ordem social e política.
O “Artista novo”
devia abandonar as Belas-Artes, meramente contemplativas,
burguesas e reaccionárias e tornar-se um artista activo e interveniente no
contexto social e da produção industrial ou produtivista (no sentido actual, designer industrial).
Os Construtivistas
eram apologistas da anti-Arte, criticando os métodos académicos e evitavam
utilizar os media tradicionais: a tela e os
óleos e a pintura de cavalete. Inovaram radicalmente nos
domínios da propaganda, colagem, artes gráficas, tipografia, fotografia e
fotomontagem, cerâmica, têxteis, moda, cinema, teatro, etc. e mais tarde no
Design, Arquitectura e Urbanismo.
Os objectos
artísticos seriam construídos a partir de materiais preexistentes,
(préfabricação) e utilizando de modo conjugado todas as técnicas
disponíveis na criação de novas sínteses e aplicáveis a todos os domínios, quer
da produção, quer da vida humana, para a realização de uma nova sociedade e de
uma nova realidade construída.
O seu ideal era
colocar a sua arte em produção, visando a satisfação das necessidades humanas
básicas, através da definição científica e técnica dos seus requisitos
quantificados de modo objectivo.
Os VkhUTEMAS:
Em 1920, em
Moscovo, é fundada a escola de arte avant-garde e de arte aplicada (Design),
VkhUTEMAS (Escola Superior de Oficinas Técnicas e Artísticas). A escola estava
estruturada para o treino de artistas para a industria e para a transformação
cultural do país, sendo um lugar de disseminação das ideias do Construtivismo.
Rodchenko e El Lissitzky fizeram parte do corpo docente. Os VkhUTEMAS
produziram têxteis, cerâmicas, mobiliário em madeira e metal e equipamentos. O
seu ensino baseava-se no ideal Construtivista de que “a forma dos objectos deve
ser determinada pelo material com que será construído”. Muitos protótipos foram
feitos, mas poucos entraram em produção. Os VkhUTEMAS tiveram a mesma
importância para a União Soviética que a Bauhaus para a Alemanha, tendo havido
ligações pessoais entre as duas, nomeadamente através de Kandinsky e El
Lissitzky. Tal como a Bauhaus a sua actividade foi atribulada (aos construtivistas opunham-se os produtivistas), tendo sido dissolvido em
1930.
Os projectos
iniciais do Construtivismo, alguns utópicos, integravam múltiplas
tecnologias: as estruturas trianguladas em aço, o betão armado, a estrutura
pênsil, a fachada de vidro, o elevador, o plackard luminoso e o altifalante, o
telefone e a radio, etc.
O Construtivismo e
o Funcionalismo tiveram uma enorme importância na construção da sociedade
industrial moderna Soviética: infra-estruturas, industria, arquitectura e novas
cidades.
Após a morte de
Lenine os construtivistas foram esquecidos ou proscritos e o estado soviético
adoptou o “Realismo Socialista” como “Estilo Oficial de Estado”.
Principais Projectos e Obras Construtivistas:
- Póster: “Golpeia
os Brancos com a cunha vermelha”, El Lissitzky,1919.
- Grafismo:
“História de dois quadrados”, El Lissitzky, 1922.
Algumas obras:
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