quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Corpo e Arte


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E
ENSINANDO COM AS TIC – 100h


Unidade: I Tecnologias na Sociedade na Vida e na Escola
 Formadora: Andréa Cavalcante Monteiro Alves
Turma: 01
Tema: Atividade 2.5
Subtema: Planejando com hipertexto
PLANO DE AULA

Planejando com hipertexto

1- IDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORES: Davi Querino, Maria Verônica, José Teixeira, Paulo Gomes, Maria Elizabete.
1.2- ESTABELECIMENTO: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elói Leite
1.3- MUNICÍPIO: Logradouro-PB
1.4- E-MAIL:daviquerino@bol.com.br,
veronicasilva201@hotmail.com, gomespbrt@hotmail.com
1.5- DISCIPLINA: Artes
1.6- CONTEÚDO: Corpo e Arte
1.7- SÉRIE: 6º ano EJA

2- TEMA: Corpo e Arte 

3- OBJETIVOS:
Interagir com a tecnologia acessando hipertexto para conhecer a relação entre corpo e Arte.

·4 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
-Apresentação do tema corpo e Arte
-Apresentação do site de busca Google e acessar a Wikipédia.
-Propor uma pesquisa acerca da temática: Corpo e Arte
- Socializar a impressões sobre a temática.

5 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
· - Computador;
· - Internet;
· - Data Show;


6 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante o processo de pesquisa e socialização das impressões sobre o tema.

OS RESULTADOS
Durante o processo de pesquisas os educandos conheceram na teoria e prática o significado de hipertexto. Os ministrantes expuseram que o termo hipertexto refere-se a um texto em formato digital ao qual aparece outra palavra que ao clicar o internauta tem acesso a informações em textos, palavras, imagens ou sons, o acesso se dá por meio de referências designadas hiperlinks ou links. Esses links vêm em termos destacados no texto principal, ícones, mapas ou imagens e apresentam interconexões as várias informações, proporcionando o acesso das informações que estendem ou complementam o texto principal.
Após o entendimento do significado do termo hipertexto, foi mostrado aos educandos como acessar o site de busca Google e a enciclopédia digital Wikipédia. Os ministrantes propuseram que os educandos fizessem uma pesquisa sobre a temática: corpo e Arte. 
As pesquisas acerca do tema Corpo e Arte propiciaram uma diversidade de conceitos e aprendizagem. Após a busca, foram compartilhadas ou socializadas as impressões ou anotações que os educandos fizeram. Ficou evidenciada essa heterogeneidade, uma vez que durante o processo expositivo trouxeram considerações sobre o corpo e arte na perspectiva renascentista a qual retoma a idéia do belo, na arte indígena aliada a pintura corporal, na arte moderna e contemporânea trazendo a concepção de Marcel DuchampDuchamp sobre suas performances ou objetos, a Body ArtBody Arte (Arte do Corpo), em que o corpo é o próprio suporte artístico, e por último o corpo visto na medicina.
Os resultados apontam para uma vasta visualidade de conceitos sobre o termo Corpo e Arte, propiciando aos educandos uma interação com a tecnologia através do hipertexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário