quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AUTO-IMAGEM

 AUTO-IMAGEM

A aula foi ministrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elói Leite junto a turma do 6 ano EJA- disciplina Artes- Professor: Davi Querino
A aula iniciou-se com um exercicio de relaxamento com fins de uma percepção da auto-imagem com uma música instrumental  grega. Após o exercicio de relaxamento, foi apresentado aos participantes o Mito de Narciso. Narciso é o deus grego da beleza, segundo o mito , Narciso era um belo Deus pelo qual as deusas suspiravam, uma das deusas apaixounou-se por narciso, mas ele não a correspondeu. Indignada a deusa lançou-lhe um feitiço para que ele morresse apaixonado pela própria imagem.
Quando Narciso chegou na beira do Lago se viu refletido na água  e apaixonou-se pelo seu reflexo, narciso foi em busca de seu objeto desejado ,caiu no lago e morreu. No lugar onde narciso morreu, nasceu uma planta que blotou uma flor a qual foi chamada de Narciso.
Apresentação do mito de Narciso foi pertinente para trabalhar a auto-imagem, todos nós olhamos no espelho  se não várias,pelo menos uma vez ao  dia. A pessoa que ama a si mesma é chamada de narcisista.

Em seguida foi proposto aos educandos que se olhassem no espelho, trabalhando a auto-imagem. Cada um dos participantes interagiu ao seu momento de percepção da auto-imagem.


Após esse momento foi exibido um video sobre autorretrato, em seguida foi ligada a web cam para os participantes se auto-perceberem pela projeção de sua imagem e interagirem.
Após esse exercicio fechou-se a aula com perguntas aos educandos sobre o processo de se trabalhar com a auto-imagem. 



Como foi para cada um trabalhar com a auto-imagem?
Vocês constumam olhar no espelho sempre?
O que é um espelho para voces?
O que acharam de se ver projetados?
Acerca dessas perguntas um dos educandos disse que gostou muito da atividade, nunca tinha participado de algo assim. Outro disse que  quanto a se olhar no espelho se olha com frequencia, principalmente quando vai sair para passear.
Um espelho é um objeto que reflete a nossa imagem.
Foi muito bom se ver projetado.

A aula foi fundamentada na teoria da arte sobre o autorretrato e/ou auto-imagem, ao longo da história da arte vários artistas se autorretrataram, vincent Van Gogh, Rembrandt,Michelangelo, Leonardo Da vinci, Goyadentre outros. Porém a concepçao de autorretrato e auto-imagem atualmente é bastante diferente do passado.  Se adentrarmos a  um viés da arteterapia podemos constatar que o processo de trabalhar a auto-imagem –é uma forma de cuidar de si mesmo,  para a psicologia Junguiana que norteia a arteterapia é o que chamam de processo de individuação do ser,para os yogos trabalhar com a auto-imagem é trabalhar o auto-equilíbrio.
Do Espelho
Pode-se entender por espelho  uma superfície  capaz de produzir imagens por reflexão da luz, ao desviar os raios luminosos que incidem sobre essa superfície.
            O espelho sempre exerceu um enorme fascínio ao individuo por ser um gerador de espaço ambíguo, onde a imagem refletida é simultaneamente “idêntica”, ao passo que invertida e conseqüentemente “ilusória”. O espelho assim nos dar um sentido de oposto, de verdade, e aparência, porém  simbólico, faz a relação entre o objeto real e seu “enganador” o reflexo. O espelho assim devolve a face do “ eu” a o outro eu, como se pergunta-se: que tal?
Da web Cam
As câmeras e web cam capta a imagens instantanea em “movimento”  ou individuo se ver apresentado no visor ou mesmo projetado. Na aula foi usada camera digital para captar as imagens e web cam como uma forma de projeção da auto-imagem usando notebook  e projetor.  Ao ver-se projetado suscita outra ideia ,o ser humano sempre projetar algo em sua vida, sua história,suas questões internas,suas buscas enfim, são vários conteúdos subjetivos que uma atividade como essa propõe.
Recursos usados na aula: Notebook, projetor,web cam, Camera digital, espelhos, música instrumental, caixa de som,vídeo sobre autorretrato, disponivel in: http://www.youtube.com/watch?v=osL7qe0vBPc



“Os espelhos são usados para ver o rosto,
a arte para ver a alma”
( George Bernard Shaw)



Nenhum comentário:

Postar um comentário