terça-feira, 20 de março de 2012

CINEMA DADAÍSTA E SURREALISTA


CINEMA

“Cinema ( abreviação de cinematografo) do frances cinematoghaphe= movimento e escrever= logo é a técnica de projetar fotogramas  ( quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento, bem como a arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, com está tecnica.”
Cinema pode se referir ao conjunto de pessoas que trabalham na industria cinematográfica,ou ainda á sala de espetaculo onde são exibidas obras cinematográficas.
O cinema irá apresentar narrativas emprestadas de outras linguagens artisticas, como o teatro, a literatura, novela e até mesmo da propria pintura. Cinema é uma forma  de comunicação e conhecimento, é memória e ressignificação.
Os inventores do cinema: os irmâos Lumiere.

A Incorporação do cinema pelos dadaístas e surrealistas.
                Tanto o dadaísmo quanto o Surrealismo incorporaram o cinema em suas poéticas; por se diferenciar da pintura ou de outras categorias artísticas, o cinema envolve o processo sonoro-visual,capta a imagem instantânea em movimento. O cinema dadaísta e surrealista não é de se considerar narrativo, ou seja,não conta necessariamente uma história; possui um caráter mais fragmentado,sem lógica.
A intenção é envolver o processo do inconsciente e consciente.
Assim como nas categorias: pintura, escultura/objeto e fotografia,o Dadaísmo e Surrealismo mudaram a narrativa de se fazer cinema, valoriza a experiência da imagem.
Cineastas:René Clair, Marcel Duchamp, Man Ray dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário