sábado, 18 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO ARTE E FOLCLORE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS




                                            obras de Kelly,Lady Pollyana, e Davi Querino
                                            Claudia NEN, Aracajú


                                                    obra coletiva em gravura impressa em tecido,feita pelos alunos do 6 ano EJA-sobre a supervisão do professor Davi Querino
                                               obras de Davi Querino
                                           Fotografias de Thomas Riordan (EUA), desenho de Tainá, e Desenho de Maurilio Estrela
                                           obras de Fabiane Balbino,artista cearense radicada em Joao Pessoa-PB




                                           Pintura de luana e em seguidas as de Bruno
                                           Gravuras de Jose altino, Jose costa leite e Luis Aquino
                                                     Gravuras de Isa Aderne e José Altino
                                                    obra de Luana ( aluna do 9 ano)


                                          obra de Edvan Querino
 
                                            Obra de Edvan Querino

                                       Davi Querino
                                                        Educandos visitando a exposição

Exposição: Arte e Folclore - Diálogos Possíveis A exposição Arte e Folclore Diálogos possíveis, reune trabalhos de artistas brasilieros e estrangeiro e dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elói Leite, em várias categorias artísticas: pintura, desenho, gravura fotografia e escultura, com uma tematica pertinente a um diálogo possível com a cultura local. Para o desenvolvimento desses trabalhos foi relevante o estudo da História da Arte e entender cada estilo, para depois adentrar na produção artística. Foi feita uma selação das obras expostas, uma vez que a exposição deve abranger as diferentes tematicas sem perder o foco central, uma mostra coletiva apresenta uma variedade de idéias. Existem trabalhos clássicos como os de Edvan Querino, e mais contemporâneos a exemplo de Sephora Anacleto, outros ainda inveredam pelas veias da cultura popular nas xilogravuras. É importante ressaltar que a maioria dos artistas aqui apresentados tem a influencia da História da Arte e dos conceitos de cada tipo de arte. Não adianta apenas saber desenhar ou pintar, o que é necessario é conhecer esse universo artistico. A função da arte não é mais representar a realidade, a arte é criação.Experienciar práticas artísticas dos educandos junto as de artistas já reconhecidos a é de extrema importancia para fomentar uma discussão e visibilidade do acesso a arte e o multiculturalismo.Os artistas participantes são: David Querino, Edvan Querino, Sephora Anacleto , Lady Pollyana, José Altino, Luis Aquino, Cláudia Nên, Kelly Cordeiro, Isa Aderne, Maurilio Estrela, Fabiane Balbino, Fatima Balbino e com a participação de Thomas Riordan da California EUA.A apreciação artistica é uma das formas de nos tornamos mais sensiveis, humanos, e adquirirmos conhecimentos sobre as várias culturas.CURADORIA: Davi Querino e José Teixeira



ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

ELEMENTOS DA  LINGUAGEM  VISUAL
Os  elementos da linguagem visual   são:
v   ponto,linha, plano,volume, textura etc.
PONTO

O ponto ocupa no espaço  uma posição. Não tem geometricamente dimensão, área ou superfície é simplesmente invisível. Sendo o elemento visual mais simples é necessário torná-lo graficamente  visível.
Resulta por exemplo do primeiro contato do lápis com o papel.



    LINHA
O ponto em movimento gera uma linha, assim uma linha é construída por um conjunto de pontos.
O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita.
A linha é um elemento gráfico  do desenho muito importante,com ela define-se as formas e podemos exprimir nossa imaginação e criatividade.



PLANO
O plano é caracterizado por duas dimensões :comprimento e largura.
Quando fazemos uma planificação, desenhamos no plano o projeto o estudo de um trabalho. Diz-se bidimensional por ter duas medidas: comprimento e largura.



VOLUME

O volume  é um espaço contido dentro de uma forma tridimensional.
É tridimensional porque a sua forma é definida pelo comprimento,largura e altura.


TEXTURA
A superfície de uma forma é caracterizada pela textura.
 Há texturas naturais e texturas criadas pelo homem.




O QUE É ARTE?

O QUE É ARTE?
A palavra arte deriva do latim ars, que significa, técnica, habilidade e conceito.
A arte é uma das formas do ser humano expressar, seus sentimentos, idéias e argumentos, através do desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, vídeo dentre outras categorias artísticas.

QUANDO  SURGIU A ARTE?
A arte tem origem na pré-história com as primeiras representações ou expressões gráficas do homem pré-histórico em que este representava cenas de sua vida.


VOCÊ CONSEGUE VIVER SEM ARTE?
COMO SERIA UM MUNDO SEM ARTES?
IMAGINEM UM MUNDO SEM CORES!

Professor Davi Querino

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA


                Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
               
Podemos divido a arte na Pré-história em dois períodos: 
Paleolítico  -  a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista  pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.


Neolítico - a fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho.

Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.
TE O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. Ele apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores.
rAs Cavernas
Antes de pintar as paredes da caverna, o homem fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”.
Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, algumas delas são:
Caverna de ALTAMIRA, Espanha
Caverna de LASCAUX, França
Caverna de CHAUVET, França
Gruta de RODÉSIA,AFRICA, E Parque Nacional da serra da caipivarra - Brasil.