quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INSTALAÇÃO, SITE SPECIFIC, E LAND ART

INSTALAÇÃO E SITE SPECIFIC
Aula foi ministrada no Colégio Maria Elói Leite, junto a turma do 9 ano do Ensino fundamental II. No primeiro momento foi pertinente um estudo teorico sobre a tematica de instalação, e site specific com fins de entendimento e enbasamento teorico sobre as possíveis produções dos alunos.
Na aula foi mostrado o conceito ou definição de instalação, e site specific, visu-se que:
INSTALAÇÃO é uma Técnica ou forma de expressão artística que surge  a partir da década de 60, quando era chamada de “ambiente”.  A  instalação é um tipo  de arte que  concebe uma ideia ou conceito utilizando diversos suportes, meios e linguagens, compondo um ambiente que pode ser percorrido pelo espectador,ou seja, o espectador interage com a obra,e há um dialogo  da obra com o espaço onde foi inserida.
SITE SPECIFIC como o próprio termo sugere é um trabalho artistico instalativo mais desenvolvido para um local especifico, se o trabalho for retirado daquele lugar já não tem mais sentido.
“Trata-se, em geral, de trabalhos planejados  para um certo local, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. “
Após  discutir sobre a tematica foi apresentadas aos educandos imagens de obras e/ou trabalhos artisticos feitos em instalação e site specific.
Após as dicussões teoricas e as visualizações sobre o tema ,foi proposto aos educandos que produzisse trabalhos em Instalação e site specific e Land Arte que também foi uma das aulas ministradas, Land Arte é a arte da terra, a arte que propõe um dialogo com a natureza,é feito na maioria das vezes com os proprios elementos naturais,sementes, terra, folhas, pedras,frutos enfim.
A arte contemporanea rompe com o mercado convencional de arte,  Desfaz a passividade do espectador,  a interatividade associada não está apenas ao ato de contemplar. É interativa em seu sentido pleno.
A proposta  de produção foi que os educandos fizessem seus trabalhos e deveria registra-los em fotos ou videos,pois os trabalhos ficariam no proprio local onde eles fizeram,porque a land arte,a instalação e site specific são trabalhos propostos para um determinado espaço. As vezes esses trabalhos também podem ser considerados arte efemera,uma vez que no caso da land arte alguns elementos naturais  tem curta durabilidade e o que permanece é o registro da ação artistica.
Aliando teoria e prática foi possivel um resultado pertinente dos trabalhos com os educandos tendo em vista que um conhecimento em história da arte é muito pertinente para as aceitações de novos coneitos e tipos de artes.
Ao longo do ano a turma  teve conhecimentos em artes sobre: Neoclassico, Romantismo, Realismo, História da Fotografia, Impressionismo,pós-impressionismo, expressionismo, Desenho e grafismo, Fauvismo, Cubismo,futurismo,Pintura, abstracionismo, Dadaismo,Surrealismo, objeto, não objeto e objeto artistico, arte conceitual, Instalação e site specific, intervenção artistica, arte e tecnologia,laboratório de vídeo arte,  performance, Land arte, arte efemera,  livro de artista e/ou livro objeto.
A construção do conhecimento é  de forma gradativa, o ensino de arte na contemporaneidade e consistente visa levar aos educandos um conhecimento e aprendizado sobre os vários tipos de artes, assim a História da Arte é de extrema relevancia,é atraves dela que podemos perceber as mudanças nas formas de representações dos objetos ao longo da história humana.
Davi Querino, artista plastico, arte/educador,graduado em artes plásticas-UFPB, e especializando em arteterapia UFPB e Artes pela FIJ, seus trabalhos de pós-graduação envolve uma linha de pesquisa em cinema e arte. Possui exposições  em nivel nacional e internacional.

Os trabalhos artisticos da turma podem ser apreciados nas imagens abaixo.